segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Babá depoe e diz que Joanna foi vítima de maus-tratos na casa do pai



Babá de Joanna Marcenal diz que menina foi vítima de maus-tratos


Joanna, em foto de celular da mãe. Foto: Marcelo Carnaval - O Globo


RIO - O depoimento de uma babá pode complicar a situação do técnico judiciário André Rodrigues Martins, pai de Joanna Cardoso Marcenal Marins, de 5 anos, que morreu no mês passado . De acordo com a mulher, contratada por André para cuidar de Joanna, em seu primeiro dia de trabalho ela se deparou com uma cena de horror. Segundo a babá, a criança estava no canto de um quarto, "deitada no chão, amarrada numa fita-crepe nos pés e nas mãos e toda suja de xixi e cocô (sic)". 

Ela contou que, diante do seu espanto, o técnico judiciário disse que a menina estava "daquele jeito" por ter sofrido uma convulsão no dia anterior. Ele teria alegado ainda que seguia "recomendação médica". A empregada contou também, em depoimento à delegada interina da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima, Gisele Brasil Vilarinho Faro, que Joanna não estava de fralda, apenas de calcinha e camiseta regata. A babá teria se oferecido para limpar a criança e colocá-la na cama, mas o pai teria argumentado que a menina sujaria tudo e sua mulher, madrasta de Joanna, Vanessa Maia, "não iria gostar". André teria dito que a filha era "especial". 

Segundo a babá, André saiu com as outras duas filhas e, depois de duas horas, retornou e deu um banho em Joanna. A empregada disse ter visto que havia um tapete no quarto onde a menina dormia que estava sujo de fezes. 

No dia seguinte, a babá viu colchonetes espalhados no quarto do casal, onde as meninas dormiam. Percebeu que no closet havia um outro colchonete, todo sujo, e deduziu ser o local onde Joanna dormia. 

A empregada disse que foi contratada para cuidar de Joanna e das outras duas filhas de André em 13 de julho, quando foi entrevistada por Vanessa. No dia seguinte, conheceu as crianças. Foi aí que ela se deparou com o quadro de maus-tratos. 

Comovida, a babá contou que se aproximou de Joanna e lhe perguntou o que estava acontecendo. A criança respondeu que não podia "abrir os olhos, porque estavam ardendo". Depois disso, Joanna não teria conseguido falar mais nada, apenas gemer. Nos demais dias em que trabalhou para a família, a empregada percebeu tristeza no olhar da menina e lhe perguntou o motivo. A criança teria dito que estava com saudades da avó materna. No dia 19 de julho, numa segunda-feira, depois de folgar no domingo, a babá soube que a criança havia sido internada. 

Depoimento deve ajudar peritos do IML

O depoimento será usado para ajudar os peritos do Instituto-Médico Legal (IML) na conclusão dos exames complementares sobre queimaduras nas nádegas de Joanna. As declarações comprovam que a menina sofria maus-tratos e estava fragilizada. Segundo o infectologista Edimilson Migowski, professor de infectologia pediátrica da UFRJ, uma criança com a imunidade baixa por estar com algum tipo de estresse, ao ter contato com o vírus do herpes, pode sofrer uma meningite, tendo seu sistema nervoso central afetado. Conforme O GLOBO noticiou segunda-feira, o IML já sabe que Joanna morreu vítima de uma meningite causada pelo vírus do herpes . Em nota, o instituto informou que o laudo não está pronto. 

Joanna era alvo de uma disputa judicial entre os pais dela. Em julho, quando estava na casa do pai, a menina tinha acabado de ser afastada do convívio da mãe, Cristiane Cardoso Marcenal, por 90 dias, por decisão da juíza Cláudia Viera, juíza da 1 Vara de Família de Nova Iguaçu. 

Ao sofrer uma crise e ser levada para o Hospital Rio-Mar, na Barra, Joanna ainda recebeu os primeiros socorros de um falso médico. Segundo Migowski, raros são os casos de meningite viral que causam morte.

3 comentários:

  1. Justos e verdadeiros são os caminhos de Deus (Ap 15.3), e nada há nada que um dia não seja revelado (Mt 10.26). A verdade virá à tona e a justiça de Deus irá se cumprir na vida dos que primam pela verdade e também na vida dos que, dissimuladamente, encobrem seus atos abomináveis e cruéis.
    Que nesse tempo de espera, tão sofrido para Cristiane e Ricardo, eles sintam-se em todo tempo acolhidos e confortados por Deus. E recebam de nós carinho e apoio na luta que estão travando.

    ResponderExcluir
  2. O caso dessa criança, a situação de impotência da mãe, o veredíto maldito de uma juíza que merece ser punida. Os maus tratos, a tortura, a falta de sorte de ser atendida por um vigarista, o falso médico, o responsável pela contratação desse falsário, tem que ser punido severamente, o hospital onde tudo aconteceu têm que ser responsado por essas irresponsabilidades. A madrasta e o pai serem investigado e como parece são os responsáveis direto da morte da menininha. Os políticos e pessoas do judiciário que possuem relação com esse pai desnaturado, afastados e o Estado tem que dar uma satisfação convicente e punir todos os culpados. Parem de matar nossas criancinhas. Temos que conseguir conscientizar, punir, conseguir mecanismos de defesa para proteger nossas crianças. Colocar a polícia Federal para identificar e prender antes de muita tortura e da morte do inocente. PUNIÇÂO JÁ. Minha indignação é tamanha, que sinto náusea.

    ResponderExcluir
  3. isso não podemos chamar de pai e nem de animal, por que nem umser irracional é capaz de fazer isso com o próprio filho. que a justiça seja feita. com toda certeza joanna está com deus!!!!

    ResponderExcluir