quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Depoimento Dra Ana Paula

Dra ANA  PAULA  LEMOS  FERNANDES  – Neuropediatra


2ª Testemunha : 17/01/2011


A depoente atendeu Joanna inicialmente quando ela tinha 5 meses  devido a um distúrbio do sono , Terror Noturno, que é considerado normal, não é uma patologia.
Nessa ocasião foi recomendado o medicamento SONIN. Teve Terror Noturno até aproximadamente 2 anos e meio.


Terror Noturno – a criança não consegue fazer a passagem do sono superficial para o profundo. O anti-histamínico dá um leve sono ajudando a criança a adormecer. A criança aparenta está acordada , mas não está.

Ela retornou as consultas quando tinha aproximadamente dois anos de  idade .
A piora comportamental passou a ocorrer quando iniciaram as visitas à casa do pai. Ela passou a ficar muito irritadiça. Nessa ocasião receitou o  medicamento LEPTIL em dose mínimas. O LEPTIL  é um neuroléptico , não é anticonvulsivante , não faz dependência e não era usado de forma contínua.

A suspensão do uso do medicamento não causa  sintomas de abstenção. Ela poderia voltar a ficar irritadiça por motivos exteriores, mas não pela falta do medicamento.

Na verdade ela não tinha uma patologia. Tinha uma mudança de comportamento.
Certa ocasião ela chegou ao consultório chorando. Quando a depoente fez uma referência que era uma sexta-feira, ela passou a chorar mais, entrou em pânico. Era notório. Ela relacionava sexta-feira à ida para a casa do pai.

Em 2007, Cris ligou pedindo para que ela fosse atendida fora do dia marcado. A mãe estava apreensiva com o comportamento dela, estava muito irritadiça. A Joanna chegou com arranhões nas costas e hematomas no pescoço. A Cris tinha feito ocorrência. Ela foi  ao consultório segunda ou terça-feira logo depois da ida à casa do pai.

Nesse dia ela chegou ao  consultório muito irritadiça. Chegou a perguntar o que tinha acontecido e ela só chorou. Só foi possível ser atendida no colo da avó.

A Defesa aqui indagou se a médica havia perguntado quem tinha feito ,em maus tratos...
A médica respondeu que isso não é uma pergunta que se faz a uma criança de aproximadamente 2 anos e meio. A defesa aqui insiste que em 2008 a Joanna estaria com 4 anos. Só que a neurologista estava se referindo a um fato ocorrido em 2007.

A médica explica a pedido da defesa o que é Psiquiatria, Neurologia Infantil e Neuropediatra. Foi perguntada também sobre Terror Noturno, cuja explicação está no início do texto.


Ficou sabendo do triste episódio através de um policial que foi ao seu consultório lhe convocar para depor e buscar cópias dos prontuários da Joanna. Ele disse o nome da paciente e que estava na casa do pai e que havia ocorrido a inversão da guarda. O policial informou que era um caso de Alienação Parental.

Quando a Joanna estava internada a Cris telefonou pedindo para vê-la, mas já tinha um colega acompanhando o caso e não chegou a ir  na AMIU.

Sobre Wanderley Porto, o pediatra da Joanna, ela o conhecia porque ele é pediatra em Nova Iguaçu e ela é a única neuropediatra na região . Foi ele que encaminhou a Joanna

Sobre a Cristiane, mãe da Joanna, elas foram acadêmicas na mesma época. Só a conhecia de nome e sabia que ela era cardiologista. Só a conheceu pessoalmente no primeiro atendimento da Joanna.

Durante todo tempo que acompanhou Joanna ela nunca teve convulsões.

O último atendimento foi em janeiro de 2008.

Questionada sobre uma declaração dela anexada ao processo,  ela diz que todas as declarações ou atestados, mantém uma cópia arquivada no consultório. A que estava no processo tinha sido uma cópia tirada para o policial no dia que ele foi ao seu consultório. O defensor pede a ela para apresentar novamente a cópia que possui para ser comparada a que está no  processo , questionando assim a sua autenticidade .
O Juiz intervém, negando o pedido tendo em visto que aquela cópia tinha sido entregue para ser anexado pelo policial e encerra o depoimento.

Um comentário:

  1. Depoimento também imparcial, sem pender para um ou outro lado, simplesmente informando conhecimento e fatos técnicos. A defesa, como sempre,(pois é seu papel), tentará de tudo, inclusive deturpando a realidade dos ocorridos, mas, lamentavelmente, ou melhor dizendo, felizmente, serão PERDEDORES!!! Não tem para onde correr ou fugir, a verdade está à tona e contra ela não há como dissimular e mentir.

    ResponderExcluir