terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Impressões sobre a audiência

A audiência de ontem foi acompanhada por uma das responsáveis pelo blog, que tentou, além de transcrever os depoimentos para que tivessemos maior conhecimento de tudo o que está acontecendo lá dentro, nos passar também suas impressões, seu olhar subjetivo sobre o que se passa durante este tipo de audiência.

No íncio da audiência, ela relatou que o casal se apresentava a vontade, se movimentando com desenvoltura na sala, sem demonstrar a indignação do inocente nem o constrangimento do culpado que se arrependeu. Segue o relato:


"A arrogância predominava, principalmente de Vanessa, o que não chega a causar surpresa e só vem corroborar os relatos feitos por pessoas que os conhecem. Diversas vezes ela encarava as pessoas da platéia e não aparentava nenhum constrangimento em estar ali. A única expressão de tensão se é que era tensão é que travava a boca com gestos compulsivos como que ruminando. Pensei até que estava mascando cliclete, mas não estava.

Em determinado momento levantou sem pedir licença a ninguém e se dirigiu a sala ao lado. Fez o mesmo no intervalo entre duas testemunhas.

No intervalo entre duas testemunhas, Andre se  levantou, cumprimentou um policial e depois voltou. Em seguida ia em direção à esta sala ao lado. Alguém reclamou com o funcionário e somente então ele foi barrado por um policial que o acompanhou para a sala das testemunhas, provavelmente  para ir ao banheiro.

O casal sentou junto, se falaram algumas vezes, mas não  transparecia harmonia.

Chama atenção nesses julgamentos de crimes chocantes a sintonia que existe entre advogados e seus clientes. Enquanto a acusação (a representante do Ministério Público e o defensor público) se manteve durante  todo tempo discreta, fazendo perguntas muito objetivas,  a defesa procurava chamar a atenção e fazia perguntas repetitivas, confusas, inapropriadas, tendo o Juiz interferido em algumas situações e levado a plateia até a risos.

O leigo, ao assistir aquilo, fica  perplexo vendo aquela atuação. Não posso acreditar que seja despreparo de tais  profissionais, pois o Andre Marins não contrataria advogados inexperientes. Parecia mais que era algo proposital, para turvar as águas e cansar a testemunha para talvez, quem sabe, ela entrar em contradições. Algumas perguntas bobas outras, típicas “pegadinhas”.

O auge desse comportamento ocorreu durante o depoimento da 1ª testemunha o  Dr Sergio Cunha , Perito Médico- Legista que simplesmente durou 2 horas e 20 minutos e cansou a todos desnecessariamente. Ele se manteve todo tempo tranquilo e objetivo demonstrando grande competência.

A defesa  quis atingir a Cristiane, mãe da Joanna e foi insistente . Esse comportamento é antigo e infelizmente os advogados de criminosos não aprenderam que essa atitude tem um efeito bumerangue. O  Juiz Guilherme Schilling  reagiu e disse que não iria permitir a repetição da pergunta porque naquele processo a genitora não era ré. Se a defesa quisesse que entrasse com novo processo contra ela.

Por falar no Juiz Guilherme Schilling a sua atuação foi admirável mantendo-se atento, tranquilo, com controle total da situação e intervindo de modo contundente quando necessário."

Em breve postaremos as transcrições dos depoimentos chocantes e emocionantes da médica que atendeu Joanna no hospital e do perito-legista.

4 comentários:

  1. Estou sempre acompanhando esse Blog e o caso Joana, é um absurdo o que fizeram com essa guriazinha...Isso não pode ser chamado de pai e ele e a madrasta tem que apodrecer na cadeia...seria o mais justo!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meninas! Esse olhar subjetivo é muito importante pra quem esta de fora, querendo justiça. Vamos acompanhando com vocês maiores informações

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por nos deixar a par desses detalhes que, para nós, que estamos de fora, são importantes para que possamos ter opinião mais firme a respeito dos réus e de toda questão que acontece no julgamento daqueles MONSTROS!!! Parabenizo a atuação que parece ter sido mesmo BRILHANTE do juiz Schilling!!!

    ResponderExcluir
  4. Nós do movimento basta com os erros médicos,Estamos indgnados com essa situação em que a menina foi submetida.Desejamos que Deus possa dar muita força a mãe de Joanna.Somos a favor da valorização da vida.

    ResponderExcluir