sexta-feira, 5 de novembro de 2010

"As pessoas estão vendo que eu não era uma louca", diz mãe da menina Joanna

Um dia após a Justiça aceitar o pedido do Ministério Público e decretar a prisão do técnico judiciário André Rodrigues Marins, pai de Joanna Marcenal Marins e acusado de torturar e matar a criança de apenas 5 anos, a mãe da vítima, a médica cardiologista Cristiane Marcenal, afirmou que o seu maior consolo hoje “é perceber que as pessoas estão vendo agora que eu não era uma louca desvairada gritando que minha filha estava doente”. “Tudo que eu falei foi provado de modo muito mais firme do que eu afirmei, na verdade”, completou Cristiane.

A médica deu a declaração ao UOL Notícias logo após prestar depoimento na primeira audiência do processo que analisa a participação no caso da médica Sarita Fernandes Pereira, chefe do setor de pediatria do hospital Rio Mar, na zona oeste do Rio, para onde a criança foi levada e atendida pelo falso médico Alex Sandro da Souza Cunha, que continua foragido da Justiça.

O juiz Guilherme Schilling Duarte está à frente agora de três processos envolvendo a morte de Joanna. O primeiro acusa André Marins, o pai da garota, de tortura e homicídio qualificado. O segundo faz denúncia contra a médica Sarita por homicídio doloso de forma omissa. E o terceiro vai contra o estudante de medicina, cujo processo é por exercício ilegal da medicina com resultado de morte.
“Meu coração ainda dói muito. Ter que reviver esses momentos toda a hora dói muito. Essa dor não cura, parece que cada vez mais vai se abrindo. Quando eu fiz a denúncia de maus tratos eu não imaginava nem nos meus piores sonhos que iria chegar onde chegou. A coisa toda está muito maior do que eu imaginava”, afirmou, emocionada.
“Ele está preso agora e meu consolo é que esse prédio [do Tribunal de Justiça do Estado do Rio] não está aqui apenas para enfeitar, está fazendo jus para o que foi feito. Eu vi o Ministério Público se manifestar e estou vendo a Justiça ser feita. Isso me dá muito consolo”, completou Cristiane, vestindo uma camiseta com o rosto da filha.
De todos os envolvidos no caso, a única que ainda não teve a prisão decretada foi a madrasta de Joanna, Vanessa Maia, que supostamente também teria participado dos maus tratos. “Tudo é uma questão de tempo, eles sabem o que fazer, tenho impressão que eles sabem o chão que estão pisando. Vou deixar as coisas da Justiça para a Justiça. O que eu sempre quis muito era que a memória da minha filha não fosse molada como o corpo dela foi. Ela foi enterrada muito machucada. Agora está tudo sendo explicado, e o meu maior interesse era esse”, disse. 
Os dois negam o crime. André Marins foi transferido na manhã desta terça-feira para o presídio de Bangu 8, na zona oeste do Rio de Janeiro. Ele foi preso na noite desta segunda-feira e passou a noite na DCAV (Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima).
Depoimento emocionado
Na audiência com o juiz Guilherme Schilling Duarte e com a promotora Carmem Eliza Carvalho (responsável pela acusação da médica Sarita Fernandes), Cristiane se emocionou em praticamente todas as respostas.

“Minha filha nunca teve convulsão, tinha a carteira de vacinação em dia”, afirmou a mãe ao ser questionada pelo magistrado se Joanna gozava de boa saúde enquanto elas viviam juntas. “A Joanna gostava muito de assistir [a série de TV] House comigo. Um dia, de brincadeira, eu a levei ao hospital e a coloquei para fazer uma tomografia. Por coincidência, serviu, após o caso surgir, para mostrar que a saúde dela era normal”, explicou.

Cristiane afirmou ao juiz que, no momento da “brincadeira”, não tirou o resultado do exame, mas posteriormente foi ao arquivo do hospital onde trabalhava para ter as imagens do aparelho como prova.
Ao ser perguntada sobre o estado da filha no dia em que foi decretada sua morte encefálica, Cristiane disse que encontrou “uma criança machucada, que nem parecia minha filha. A roupa era apertada, devia ser uma roupa de uma das irmãs [do casal André Marins e Vanessa Maia]”.

“Tinha corte nos dois pés, um outro corte profundo na cabeça, uma queimadura enorme nas nádegas, outra na clavícula, e uma escoriação grande na região do dorso”, afirmou.

Sobre as condições de higiene de Joanna no momento de sua internação, Cristiane falou que “as unhas do pé estavam grandes e o esmalte que eu tinha passado há 50 dias estava saindo de tão grande”. “A vulva dela estava muito suja, as mãos inchadas. Eles não tiveram cuidado nenhum”, completou a mãe.
O caso
Joanna estava sob a guarda do pai quando foi levada, em julho, ao Hospital Rio Mar, na Barra da Tijuca, e atendida por um falso médico. Depois disso, ela foi levada a outro hospital, onde passou um mês em coma. Ela morreu no último dia 13 de agosto.
Ela chegou na primeira unidade com hematomas nas pernas e nádegas. A polícia investigava se a menina foi vítima de maus tratos. Laudo do Instituto Médico Legal (IML) revelou que Joanna morreu de meningite, mas não explicou as marcas de queimadura que ela tinha no corpo.
A criança estava provisoriamente com o pai e a madrasta desde o fim de maio --a Justiça determinou o afastamento da mãe por 90 dias por entender que a menina sofria de síndrome de alienação parental, quando um dos genitores tenta afastar o filho do outro.
Ontem, a promotora Ana Lúcia da Silva Melo, da 25ª Promotoria de Justiça do Estado do Rio, pediu a prisão preventiva do pai e da madrasta. Os dois foram denunciados sob acusação de tortura e homicídio qualificado.

Um comentário:

  1. vi a materia sobre o drama da mae de joana e procurei materias na internet sobre o caso onde pude constatar a imensidade de erros que foram cometidos, cuminando com a morte de Joanna... Eu quero deixar aqui a minha solidariedade para com a Cristiane, mae de Joanna e dizer a ela que nao espere muito por parte da justiça humana, mas que entregue o caso a Deus e peça que o Senhor Deus faça justiça...vi também na reportagem que Cristiane esta lutando para voltar a viver e ser feliz, para que sua familia volte a viver e ser feliz, e com muita humildade de coração quero contribuir nesse processo de cura, tenho um blog o endereço é http://www.seguindojesuscristo.blogspot.com/ ... quero convidar a Cristiane a visitar este blog, pois nele ela vai encontrar lindas mensagens de Deus que a ajudarão no seu processo de cura e restauração... que Deus e abençoe Cristiane, que abençõe tua familia e todos os teus amigos aki... se voces visitarem o meu blog por favor deixem um recado lá... que Deus abençõe a todos.

    ResponderExcluir