quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Homenagem para Joanna por Cristiane Marcenal


JOANNA CARDOSO MARCENAL MARINS

Em seu último aniversário,de joanninha ,à espera dos amiguinhos na sua última festa de sua curta vida




Texto de ALDIR BLANC,companheiro de dor,Choro para bandolim,a quem peço perdão pela ousadia de adaptá-lo para homenagear minha tão amada filha.  

Choro Pra Joanna

Tenho uma filha enterrada em Mesquita,
enterrada junto com milhares de olhares meus
que, sobre sua agonia, suplicavam que vivesse,
enterrada junto com outros meros números
nas estatísticas falsificadas
de nossa mortalidade infantil.

Tenho um futuro enterrado ,um deles,
enterrado junto com os passeios de mãos dadas
e uma bicicleta rosa
que não encostamos na relva suja
de nossas praças miseráveis.

Filha,enquanto apodreces,
minha carne se retesa de amor
pelas meninas brasileiras.

Estou pra sempre livre da necrofilia
porque fui abençoado por um instante
de luz em teus olhos escuros,
por um filete de sangue
de tuas narinas pequenas,
pela tua agonia sem metáforas
que me transformou nessa rebelde,
nessa inconformada,
nesse ser agora diferente de você
visceralmente diferente de você
ansiosamente diferente de você
mortalmente diferente de você.

Às vezes, julgo te reconhecer
na igreja, de joanninha na arca de Noé,
numa peça de princesas, com sobrancelhas pintadas de lápis,
em casa a espera dos gorros feitos para serem usados na copa
de 2010 quando já não  podias mais me ver porque te proibiram
o direito a ver tua mãe viva,
pequena correndo atrás de animaizinhos,
criança, de pés descalços e mão cheinha de balas

Às vezes, penso que ficaste soterrada
nos escombros de um barraco
durante a chuvarada,
ainda na casa de teu pai
ou que estavas entre as crianças
no circo que pegou fogo,
na epidemia fatal de poliomielite, de burocratite,
na bala perdida,
no trem descarrilado,
no avião perdido por aí,
no bueiro aberto ou no escapamento de gás,
no fio de alta-tensão desencapado
ou na AMIU onde permaneceste por quase um mês inteiro.

Mas não. Estás enterrada em Mesquita,
ancorada na sepultura
e és terra, pó, lixo, talvez uma pequena flor amarela
que ninguém sabe o nome.

Dorme, filhinha, teu desperto sono
de coisa em transformação
que, no coração do Rio de Janeiro,
eu, tua mãe e péssima poeta,
velo ainda por tua lembrança
no momento derradeiro
até o interminável abraço que seremos
um dia: eternamente vivas ao lado do Pai.

TUA SEMPRE MÃE: CRISTIANE

15 comentários:

  1. Mãe de Joaninha, uma mãe que não conheço, mas reconheço em outras mães , em outras mortes. Sei que sua dor não tem tamanho, parece-lhe que a matará, sufocará, uma dor tão forte e intensa... Minha querida, envio-lhe não só essa mensagem, mas meu amor de mãe... Para tentar lhe confortar um pouco...Dizer, que sou solidária com você, sei que sofre, pela perda se sua filhinha querida...Principalmente pela insanidade de pessoas que, de alguma forma, levaram sua filha a morte...Essa falta de motivo, a tamanha crueldade, as torturas pelas quais passou Joaninha, isso dilacera sua alma e você luta, vejo sua luta, percebo seu desespero. Daqui, lhe desejo superação, que o tempo passe rápido para amenizar sua dor e transformar se possível a recordação da sua filhinha nos momentos alegres que tiveram. Força mãe, sei que o que está passando é muito doloroso, sofrido, a vida segue e tem que viver, a dor vai amenizar e você chorará menos pela sua filhinha querida que foi imolada por pessoas covardes, cruéis, negligentes. Você não está só . Abraços.
    Fenix

    ResponderExcluir
  2. LINDA A HOMENAGEM PARA A JOANNINHA. ELA ESTAVA LINDA DE JOANNINHA, EU TENHO UMA SOBRINHA QUE SE CHAMA JOANA, E VAI FAZER UM ANINHO. QUE DEUS ABENÇOE TODOS VOCÊS E QUE A CADA DIA RENOVE AS FORÇAS DE CADA UM, POIS ESSA DOR SÓ VCS SABEM COMO ELA É,FICA AQUI O MEU ABRAÇO E CARINHO A TODOS VCS DA FAMÍLIA DE JOANNA. FORÇA CRISTIANE, SEJA FORTE ASSIM COMO VC TEM SIDO TODOS ESSES DIAS. QUE DEUS TE GUARDE CRISTIANE EM SEU AMOR E CONFORTO ETERNO. FIQUEM NA PAZ DE JESUS CRISTO HJ E SEMPRE, AMÉM.

    ResponderExcluir
  3. Mãe de Joanninha, que sofrimento o teu,cada vez mais surprendes a sociedade com atos extremamente corajosos,com atitudes valorosamente corajosa.Sois mais valiosa do que talvez nem pense mais dessa maneira, mais tua coragem mãe, fará mudar a história de muitas Joanninhas mundiais.Teu nome mãe corajosa deve fazer parte dos históricos do nosso País, do Mundo.Tua luta não terá impedimentos, pois Agindo Deus, quem impedirá?Na sala onde acontecem as audiências,Magistrados, Réus, Testemunhas prós e contras, Familiares e todo povo que lá se fizer presente nestes momentos, Deverão ouvir por tua voz óh mãe os Gritos e Tentativas desesperadas de tua filhinha, "NÃO QUERO MAIS VOLTAR PARA AQUELA CASA!!!!!Continue mãe Cristiane Marcenal. Sinto repulsa cada vez que vejo os ferimentos no corpo fotografado.Sinto muita repulsa e meu coração se constrange com Tamanha Barbaridade.Senhores Magistrados Ministrem segundo a Lei, pois sois instituidos por Deus para faze-las vigorar.M.Dalva uma cidadã comum.

    ResponderExcluir
  4. Joanna merece esta e muitas outras homenagens! Parabéns, mãe, pela bela homenagem à sua filhinha... Na foto ela está linda de joaninha! Mãe Cristiane, você é mãe CORAGEM e mãe VERDADEIRA! Sentimos a amargura da perda em sua poesia mas apesar dela percebemos a realidade e o equilíbrio na mente desta MÃE, com todas a letras que a palavra traduz... Você não é péssima poeta, péssima é a amargura estampada no coração e na vida de quem perdeu um tesouro! Mas você não pode deixar esse cálice de dor embotar as mensagens de vida e esta nova missão que tens de encontrar e transmitir a todos a verdade que aparece a cada dia. Que Deus ampare a você e sua família! Força, força, força...

    ResponderExcluir
  5. Força, muita força e continue lutando pela Joana. E saiba que sua luta pela Joana salvará outra vidas tambem... Força e não desista, voce tem muito mais força do que imagina. Deus com certeza está com voce e com a Joana.

    ResponderExcluir
  6. Força, muita força e continue lutando pela Joana. E saiba que sua luta pela Joana salvará outra vidas tambem... Força e não desista, voce tem muito mais força do que imagina. Deus com certeza está com voce e com a Joana.

    ResponderExcluir
  7. O Brasil está contigo diante de tanta barbaridade. Quem pode nos defender não o faz,desde um pai que deveria educar até uma juíza que deveria saber julgar.

    ResponderExcluir
  8. Querida Mãe e Pai (pai não biologico, mas sim o pai de verdade de coração, de amor e virtude,

    Queridos que a força de Deus estejam com vocês para mostrar ao mundo que a Joanna está viva em vossos corações e a justiça será feita. Sei que nada que escrever aqui trará conforto, mas continue lutando para que as Joannas do mundo tenham voz e que assasinos crueis aprendam que crianças tem que ser respeitas e honradas como a maior graça que uma pessoa pode ter em suas vidas.
    Amor e oração é tudo que posso oferecer ao casal e sua filhinha Joanna.
    Deus está com vocês.
    Mil Beijos,
    Silvana

    ResponderExcluir
  9. O tão esperado dia chegou!! a justiça tarda mas não falha!! e Deus é justo, então acredito que o pai e madrasta serao condenados, não trará a vida da Joaninha de volta, mas vai dar a sensação de dever cumprido pra essa mãe que está lutando por justiça!! e esse desgraçado, monstro, não tenho palavras para descrever esse assassino, tem que pagar pelo que fez e vai pagar!! Cristiane, estou com vc, não consigo imaginar a dor de perder um filho, mas sei o amor de uma mae por um filho, e esse amor vai te dar forças pra seguir em frente!!

    ResponderExcluir
  10. ISAÍAS 40.31: Os que esperam em DEUS renovarão as suas forças, SUBIRÃO COM ASAS COMO ÁGUIAS; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão!

    ResponderExcluir
  11. Jeovah Rafa meu Senhor Que cura toda dor. Tsidkenu Yaveh minha justiça é.
    Elohim Deus No controle está; meu Deus Tudo governa...

    ResponderExcluir
  12. joanna e isabella,no coração do Brasil

    ResponderExcluir
  13. meu anjo tenha forcas para lutar..e revoltante ler tudo isso doi meu coracao!!!!!!!!!!!!!mas a vontade que dar e ver esse monstro morto mas uma morte bem lenta, que ele possa ser torturado! ate a ultima gota de sangue...... me descupe pelas palavras mas eu varia isso.

    ResponderExcluir
  14. Quantos "erros"!!! Meu Deus, esse monstro não pode ser chamado de pai. Pai ama, cuida, protege!!! Qualquer pena é pouca para esses loucos, Vão ter que prestar contas à Deus! Joanna, tão linda e doce não merecia morrer desta forma! Cristiane te admiro muito, continue lutando por justiça, seja mais que uma leoa, Deus vai te fortalecer a cada dia, fique firme!!!

    ResponderExcluir
  15. CRISTIANE, Deus te dará a força de que precisas nessa luta. Conte com as ORAÇÕES e a FÉ dos que compartilham contigo a ânsia por JUSTIÇA. Deus JAMAIS nos desamparará.

    ResponderExcluir